quarta-feira, 30 de novembro de 2011

‘Beira-Mar’ recebe incentivo à leitura no Presídio Federal de Mossoró

O preso de justiça Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, recebe incentivo a leitura dentro do Presídio Federal de Mossoró, através do Programa Filosofarte, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A notícia é do Jornal de Fato. Outros presos do presídio também estão recebendo o benefício. O diretor Francisco Martins informa que pelo menos 60 já passaram pelo programa. Para cada 3 dias de leitura, um dia da pena é reduzido. Beira Mar tem este benefício.

O Filosofarte retomou suas atividades no Presídio Federal de Mossoró no dia 28 de novembro passado. Para cada livro lido, o preso tem que fazer um trabalho que possibilite a comprovação de que realmente leu o livro e entendeu o conteúdo.


"Além da reinserção social, feita através da leitura, estamos dando uma ocupação aos internos. Ao invés de estarem pensando bobagem, eles ocupam seu tempo lendo", destaca Francisco Martins, defendendo a leitura nas prisões brasileiras.

Além do Filosofarte, a unidade prisional tem ainda outro projeto no campo educacional. Trata-se do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental (FIC). Esse outro consiste na alfabetização de jovens e adultos, nesse caso, presos.

O presídio federal de Mossoró tem hoje 49 internos, boa parte deles oriunda de outros Estados brasileiros. É o caso de Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido da Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro para Mossoró.

0 comentários:

Postar um comentário