segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prefeitos cancelam festejos juninos no Alto Oeste

estiagem_2Em reunião realizada na última terça-feira, na sede do Sebrae em Pau dos Ferros, os prefeitos da região do Alto Oeste chegaram a um acordo e decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios.
A decisão foi tomada em conjunto em reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn) por prefeitos que decretaram Estado de Emergência em seus municípios em virtude dos efeitos da seca que assolam a região.
Segundo o presidente da entidade, o prefeito Marcos Aurélio de Paiva, a situação se agrava com as constantes oscilações no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
"Além do grave problema da estiagem, a situação se agrava pela instabilidade do FPM, o que gera novas barreiras para a realização de grandes eventos. Precisamos tomar decisões que priorizem o atendimento às famílias afetadas pela seca", destaca o prefeito.
Durante a reunião, os prefeitos avaliaram as orientações do procurador-chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres, no seminário de Gestão Pública promovida pela Femurn e do procurador do Ministério Público Federal Ronaldo Pinheiro, que alertaram os municípios para a não-realização de suas de festas tradicionais nesse período de estiagem.
O alerta evidenciou a possibilidade da aplicação de penalidades legais encaminhadas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas, caso fossem identificadas irregularidades na aplicação de recursos para a realização de eventos.
A decisão tomada ontem soma-se à adotada pela Prefeitura de Rodolfo Fernandes que na última semana anunciou o cancelamento da tradicional festa junina realizada há várias décadas.
Na reunião realizada em Pau dos Ferros pelo menos 13 municípios resolveram seguir o mesmo caminho. Das cidades que têm projeto para a realização de festas juninas na região, apenas São Miguel e Pau dos Ferros não se posicionaram e devem realizar os festejos.
Cidades que mantêm tradição na realização dos festejos, como Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes e Venha-Ver, decidiram pela interrupção das atividades neste ano. 
Fonte: O Mossoroense

Ritmo de consumo cresce no RN mais rápido que no país

O  potencial de consumo no Rio Grande do Norte cresce acima da média nacional. À exemplo da previsão de  despesas com viagens, outros 20 itens analisados pelo Índice de Potencial de Consumo (IPC Maps 2012) tiveram incremento na previsão para 2012 em comparação com os gastos em 2010. O consumo global dos potiguares deverá chegar a R$ 34,411 bilhões este ano, de acordo com IPC Maps.

Os itens que mais cresceram no Estado, neste período, foram o potencial de consumo com viagens (45,5%), gastos com veículo próprio (38,4%) e comer fora de casa (29%). Na média nacional, a variação nos mesmos itens, nos últimos dois anos, foi de 25%, 22% e 19%, respectivamente. Com a melhoria no poder  aquisitivo, se criam hábitos de consumo diferentes, explica o coordenador da pesquisa Marcos Pazzini. "Há uma maior folga no orçamento para realizar sonhos, como viajar, trocar ou comprar um carro, que antes não era feito. Isso gera um deslocamento das despesas para bens que não são de primeira necessidade", analisa.
O setor de alimentação fora de casa é um dos que mais têm crescido no Rio Grande do Norte
O setor de alimentação fora de casa é um dos que mais têm crescido no Rio Grande do Norte
A justificativa apontada pelo estudo é que no Rio Grande do Norte, a saída de domicílios das faixas de menor renda para as maiores ocorrem de forma mais intensa. "Isso causou um dinamismo no potencial de consumo em todas áreas maior que o verificado na média do país", analisa. A tendência, segundo Pazzine, é de manutenção desse crescimento puxado pelo cenário econômico  favorável, oferta de emprego em alta e queda das taxas de juros.

O calculo do potencial consumo analisa o PIB Nacional, com base nos dados de 2011, divulgados em março pelo IBGE, sob a ótica do consumo final das famílias. Ou seja, quanto a população usou de dinheiro para viver no Brasil no último ano. Com isso é feita a projeção para 2012 levando em consideração a expectativa de crescimento da economia e a taxa de inflação para o período. O resultado considera ainda a quantidade de domicílio por classe econômica na área urbana e na área rural de cada município além de  Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE. 

Fonte: Tribuna do Norte

São João de Campina Grande é aberto e começa a maratona do forró



SAPIENTE CONGREGAÇÃO -ORIENTE DE SANTA LUZIA - PB.

A Maçonaria Paraibana, através da 3ª Coordenadoria Regional - Patos e Loja Maçônica "LUIZ DOS SANTOS OLIVEIRA", Oriente de Santa Luzia, Paraíba, realizaram no ultimo domingo, 02 de Junho/2012, com início às 08:30 horas,  um importante encontro, aberto aos maçons e várias pessoas da comunidade com interesse no assunto, sobre o TEMA: SECA DO NORDESTE: Planejamento, Desenvolvimento Agroflorestal no Semiárido, cujos objetivos principais foram a discussão, mobilização, estratégia e ação, por partes dos governos federal, estadual e municipal e de interesse da comunidade.
O referido evento contou com a presença do Grão-Mestre Geral do GOB-PB, Aderaldo Pereira, do Grão-Mestre Adjunto do GOB/PB, Dedé Jaime, do Coordenador da Maçonaria, 3ª Regional - Patos,  Naldo Gomes, de vários Veneráveis Mestres da Região e de outros estados e vários irmãos maçons. E ainda, o Secretário de infraestrutura do estado da Paraíba, o Sr. Efraim Morais.
TEMAS APRESENTADOS:
Espécies arbóreas de caatinga/forrageiras
Recuperação de  áreas degradadas
Podendo destacar entre as principais forrageiras nativas a MANIÇOBA, JUREMA E MANDACARU sem espinhos, que poderão servir de alimentação para o gado bovino, caprino e suíno, devido a escassez de alimentos, como é o caso atual do semiárido nordestino.
Tendo como palestrantes a Professo de Dra. Joedia Rodrigues de Lima o Professor Dr. Olaf Andreas Bakke da Universidade Federal de Campina Grande, Campus, Patos - PB.
Após toda a discussão, será entregue um documento oficial pelo Grande Oriente da Paraíba/GOB ao Secretário de Infraestrutura do Governo Estadual para que se tome as medidas urgentes mais cabíveis, uma vez que mais 170 municípios paraibanos já decretaram Estado de Calamidade Pública.
Na ocasião, a Maçonaria paraibana, prestou uma importante homenagem aos palestrantes, a Dra. Joedia Rodrigues de Lima e a Professor Olaf Andreas Bakke,  concedendo a Certificação de Honra ao Mérito pelo trabalho realizado  a maçonaria e em prol  ao povo paraibano.