quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Juros caem 0,5 ponto e vão a 11%, a menor taxa do governo Dilma

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (30) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 11,5% para 11% ao ano. É a menor taxa do governo Dilma. O menor valor até então era o de janeiro deste ano, com 11,25%. A decisão do Copom, que é formado por um colegiado de diretores do BC, foi unânime.
Esta é a terceira vez seguida no governo Dilma, iniciado em janeiro deste ano, em que a taxa é reduzida.
A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação ou estimular a economia. Quando a taxa cai, estimula o consumo. Quando sobe, reduz a atividade econômica porque os empréstimos e as prestações ficam mais caros
Analistas já esperavam uma nova queda de 0,5 ponto percentual.
Em comunicado, o Copom informou que o ajuste é necessário diante da situação da economia mundial: "Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11% ao ano, sem viés. O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012."
Esta foi a oitava reunião do Copom sob o mandato da presidente Dilma Rousseff e com o BC sob o comando de Alexandre Tombini. Foi também o último encontro do ano.
Nas primeiras cinco reuniões, o comitê decidiu elevar a taxa. Nas duas primeiras, a alta foi de 0,5 ponto percentual. Em outras três posteriores, o aumento foi de 0,25 ponto percentual. Já na sexta reunião o BC surpreendeu o mercado ao anunciar um corte de 0,5 ponto percentual. No sétimo encontro, houve outro corte de 0,5 ponto.
No início do governo Dilma, a Selic estava em 10,75%.

Entenda a relação entre juros e inflação

Os juros são empregados, em outras razões, para tentar controlar a inflação. Quando o Banco Central considera que há risco de inflação, ele eleva os juros. Assim, as prestações e os empréstimos ficam mais caros e as pessoas consomem menos. Isso ajuda a reduzir a inflação.
Quando a economia mais fraca e as pessoas gastam menos, o BC faz contrário, reduzindo os juros e o custo dos empréstimos, para estimular as compras.
A alta de preços ocorre quando há muita procura por produtos e menos quantidade para atender a essa necessidade.
A inflação oficial é medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O centro da meta do BC para a inflação neste ano é de 4,5%.
A meta pode ter variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, a inflação poderia ir de 2,5% a 6,5%.
Nos últimos 12 meses, até setembro, a inflação acumula alta de 6,97%. O índice já esteve mais alto neste ano, mas ainda continua acima do limite máximo da meta do governo (os 6,5%).
Em meados do ano, o governo adotou medidas para desestimular o consumo: aumentou o valor do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito; elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre gastos no cartão de crédito fora do país e sobre captações de recursos no exterior; tornou obrigatório uma entrada de pelo menos 20% nos financiamentos entre 24 e 36 meses para carros novos ou usados.
Agora a preocupação é de que o consumo se mantenha, para o país não enfrentar problemas, em razão da crise global.

Juros altos são bons para algumas aplicações

Os juros no Brasil ainda são considerados muito altos. Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações financeiras. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros que procuram o país.
Quando alguém investe em fundos ou títulos públicos, por exemplo, recebe um rendimento mensal maior se os juros estiverem mais altos.
Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais receosas de tomar empréstimos para investir em expansão.
Por isso os empresários reclamam dos juros altos. Nesse cenário, também se torna mais difícil a criação de empregos.
O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.
O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.
(Com informações da Reuters)

Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até hoje



A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até hoje, quarta-feira (30). O valor deve corresponder à metade do pagamento adicional, sem descontos.

 A segunda parcela que deverá ser paga até o dia 20 de dezembro, terá os descontos referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Imposto de Renda Retido na Fonte.

Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga de 1º de fevereiro até 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. Para os servidores públicos a regra é diferente, a primeira parcela é paga em julho com base no salário de junho e a segunda parcela é paga em dezembro com base no salário de novembro.

Têm direito ao benefício os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, bem como os aposentados e pensionistas do INSS.

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina hoje!


Produtores e criadores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos ao prazo que termina nesta quarta-feira (30) para vacinar os animais contra a febre aftosa e comprovar a vacinação.

A 2ª fase da Campanha contra a Febre Aftosa, que começou dia 01 deste mês contou com 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado no semestre passado, durante a primeira fase da Campanha, realizada de 1º a 30 de maio, quando foram vacinadas quase 900 mil cabeças. O número representa mais de 10% do índice de vacinação registrado em 2010.

Os pecuaristas ainda podem adquirir as vacinas nas lojas veterinárias credenciadas pelo Ministério da Agricultura em todo o estado. Na localidade que não houver disponibilidade, principalmente no interior e em regiões mais afastados, as vacinas poderão ser compradas nos grandes centros mais próximos.

A partir do próximo ano, o Rio Grande do Norte poderá sair da área de risco médio para a área livre da febre aftosa com vacinação. Em 2011, todas as etapas da vacinação instituídas pelo Ministério da Agricultura foram cumpridas, o que torna o comércio do rebanho bovino livre de restrições sanitárias. O avanço no status potiguar em relação a febre aftosa cria novas perspectivas para atividades no estado, como a melhora nos setores turísticos, da saúde, aumentando a segurança para quem visita o Estado, e, sobretudo, na economia.

Para tentar solucionar os problemas gerados com o não reconhecimento internacional de todo o país como livre de aftosa com vacinação, como barreiras comerciais às exportações de carnes, o Brasil tenta aumentar o intercâmbio de informações sobre defesa sanitária com os países vizinhos. Além de disponibilizar técnicos federais para auxiliar na imunização, o governo também tem doado vacinas para países como a Bolívia.

‘Beira-Mar’ recebe incentivo à leitura no Presídio Federal de Mossoró

O preso de justiça Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, recebe incentivo a leitura dentro do Presídio Federal de Mossoró, através do Programa Filosofarte, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A notícia é do Jornal de Fato. Outros presos do presídio também estão recebendo o benefício. O diretor Francisco Martins informa que pelo menos 60 já passaram pelo programa. Para cada 3 dias de leitura, um dia da pena é reduzido. Beira Mar tem este benefício.

O Filosofarte retomou suas atividades no Presídio Federal de Mossoró no dia 28 de novembro passado. Para cada livro lido, o preso tem que fazer um trabalho que possibilite a comprovação de que realmente leu o livro e entendeu o conteúdo.


"Além da reinserção social, feita através da leitura, estamos dando uma ocupação aos internos. Ao invés de estarem pensando bobagem, eles ocupam seu tempo lendo", destaca Francisco Martins, defendendo a leitura nas prisões brasileiras.

Além do Filosofarte, a unidade prisional tem ainda outro projeto no campo educacional. Trata-se do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental (FIC). Esse outro consiste na alfabetização de jovens e adultos, nesse caso, presos.

O presídio federal de Mossoró tem hoje 49 internos, boa parte deles oriunda de outros Estados brasileiros. É o caso de Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido da Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro para Mossoró.

Lei da Ficha Limpa volta à pauta do STF nesta quarta-feira


O julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, interrompido no último dia 9 de novembro por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, deverá ser retomado na quata-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). As três ações que tratam do assunto foram incluídas na pauta de amanhã presidente da Corte, Cezar Peluso, na noite desta terça-feira.
Ao pedir vista, Joaquim Barbosa disse que iria esperar a chegada da ministra Rosa Weber para trazer o caso de volta a plenário. Na ocasião, ele argumentou que faria isso para evitar possíveis constrangimentos na hipótese de novo empate entre os ministros, mas o relator da matéria, Luiz Fux, disse que conversaria com Barbosa para tentar demovê-lo da ideia, uma vez que considerava o julgamento urgente. Rosa Weber foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff (PT) para ocupar a vaga de Ellen Gracie, que se aposentou. Mas seu nome ainda tem que passar pelo Senado.
ta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). As três ações que tratam do assunto foram incluídas na pauta de amanhã presidente da Corte, Cezar Peluso, na noite desta terça-feira.

Barbosa liberou os processos para o plenário ontem. São três ações em análise, sendo que a principal é a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que o STF declare a constitucionalidade de toda a Lei da Ficha Limpa para que não haja dúvidas para as eleições do ano que vem.

O julgamento será retomado com o voto vista de Barbosa. Até agora, o único voto proferido é o de Fux, que fez uma defesa quase integral da lei. O ministro propôs apenas uma alteração: só ficariam inelegíveis políticos que renunciassem para escapar de possível cassação quando o processo no Conselho de Ética já estivesse em andamento.

A proposta foi rechaçada pelos defensores da lei, que viram a possibilidade de brecha para políticos escaparem da inelegibilidade. Em seguida, Fux admitiu que poderia mudar seu voto para adequá-lo à versão mais austera da norma.

Agência Brasil

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CASAMENTO DO IRMÃO ADRIANO E SAMARA NO RELIGIOSO EM PAU DOS FERROS-RN












1º ENCONTRO DA MAÇONARIA INDEPENDENTE DO BRASIL

V CONGRESSO NACIONAL DO MOVIMENTO MONTEIRO LOBATO



O Sereníssimo Grão-Mestre Luiz Carlos da Rocha Silva a convite  da presidência da Associação Nacional do Movimento Monteiro Lobato participou da abertura do  V Congresso Nacional do Movimento Monteiro Lobato ocorrido nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011,  no Pirâmide Natal Hotel, na Via Costeira, na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte

O Congresso foi dirigido pelo presidente da Associação Nacional do Movimento Monteiro Lobato, Ir:. José Inácio da Conceição, velho conhecido do Grão Mestre, pois, os dois iniciaram na Ordem Maçônica na A:.R:.L:.S:. Estrela do Norte Sete nº 69 no Oriente do Rio de Janeiro. Na oportunidade o Sereníssimo Grão Mestre Luiz Carlos foi homenageado com a comenda Monteiro Lobato.  O Sereníssimo Grão Mestre Luiz Carlos sentindo-se gratificado pela  comenda recebida, agradeceu a gentileza da homenagem lembrando os momentos felizes que viveu na Loja Estrela do Norte Sete nº 69, ao lado de inesquecíveis IIr:. da Ordem.

Compareceram ao evento, além do s Irmãos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, entre eles o Irmão Francisco Paulino Campelo, Grande Orador da Grande Loja e Grande Representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte junto à Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro, mais dezessete Lojas Monteiro Lobato, ligadas a várias potências, existentes por todo Brasil.

Da jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte também compareceram os Irmãos Jonas da Loja Maçônica Francisco Sales do Nascimento nº 13, Sinval Nunes, Grande Secretário de Relações Interiores e Wecsley de Barros Dantas, Grande Secretário de Educação e Cultura.

O Congresso tratou das propostas fundamentais da Associação Nacional do Movimento Monteiro Lobato onde foram proferidas palestras sobre o meio ambiente, o Exército Brasileiro e a Petrobrás, instituições, consideradas pelo movimento, como muito importantes para a Nação Brasileira

Tibau aponta para grande movimento durante o veraneio

Falta uma semana para Tibau se transformar numa cidade muito populosa. É que a partir do mês de dezembro começa oficialmente o veraneio 2011/2012, período em que a cidade praiana recebe milhares de turistas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil.
Com o período de verão, que se estende até o Carnaval, aumenta a expectativa dos comerciantes que residem ou se transferem para Tibau durante este período. Segundo a comerciante Maria das Graças Rodrigues, 61 anos, proprietária de um restaurante local, o período do veraneio até o Carnaval é muito movimentado e a cidade não tem estrutura para receber tanta gente.
Maria das Graças acrescenta que Tibau é um dos pontos mais procurados no período, e por isso devia receber um investimento maior por parte do poder público. Entre os problemas de falta de estrutura apontados pela comerciante estão: falta de banheiros públicos, números de pousadas insuficientes, pouco investimento em eventos públicos e coleta de lixo irregular.
A comerciante acrescenta que em dias muito movimentados como no Carnaval, por exemplo, chega a ceder o espaço externo do restaurante para os visitantes armarem redes e se abrigarem. "Aqui todo ano é a mesma coisa muita gente durante o veraneio e cidade sem estrutura para receber tantos visitantes e nenhum governante até agora conseguiu mudar essa situação", ressaltou.
Outro problema citado por Maria das Graças se refere à falta de investimento em programas para atender ao público jovem de Tibau que inclui as crianças e adolescentes. "Aqui os jovens não têm incentivo para estudar e praticar esportes e o que vem crescendo aqui é o consumo de drogas e ninguém faz nada para mudar isso", acrescentou.

CARDÁPIO - Maria das Graças reside em Tibau e atua no ramo de restaurante há 24 anos. Como comerciante experiente conquistou os clientes com um cardápio todo particular. O prato principal servido no seu restaurante é a omelete que o cliente tem a liberdade de escolher o recheio que inclui as seguintes especiarias: lagosta, camarão, taioba, peixe e arraia. Além de outros pratos tradicionais feitos com peixe, camarão e lagosta.

ESPERANÇA - Por outro lado, outros comerciantes alimentam boas expectativas para o verão 2011/2012. Como é o caso do comerciante Francisco Dantas de Araújo, 57 anos, proprietário de outro restaurante. Para ele, as previsões para o período são as melhores possíveis. Conta que já teve confirmado que haverá carnaval 2012 em Tibau e que isso já vem gerando reserva de imóveis para o período.
Francisco acrescenta que o veraneio é o período mais esperado do ano, porém concorda com a posição de comerciante Maria das Graças de que a cidade precisa de mais apoio por parte do governo municipal. "Eu acredito que esse veraneio vai ser muito melhor que o passado porque tem muita gente querendo alugar casa para passar o período de dezembro até o carnaval", disse.


Artesão carioca investe no comércio do litoral

O verão atrai comerciantes de outros centros em Tibau. O artesão Mauro dos Santos Versosa, 52 anos, natural do Rio de Janeiro, desembarca pela segunda vez na cidade de Tibau. Segundo ele, o seu trabalho como artesão lhe permite comercializar e conhecer muitos lugares ao mesmo tempo.
Mauro disse que chegou na cidade há dois dias e vai ficar um tempo, se o comércio for bom ficará em Tibau, caso contrário seguirá com a rota pelo litoral do Ceará. O artesão trabalha com a produção de tecelagens e lã e linha, pulseiras, tornozeleiras e peças para decoração em arame.
O artesão conta que começou a trabalhar informalmente há 26 anos. Ressalta que o que ganha com a venda do que produz dá para sobreviver. Assim como todo trabalho enfrento altos e baixos, mas o importante é que consigo fazer o que escolhi e viver da forma que gosto, declarou.

Maçonaria contra a corrupção


A situação de escândalos e a queda de auxiliares diretos da Presidência da República viraram rotina e são noticiadas todos os dias no país. Mas a corrupção existe nas mais diversas esferas da sociedade, seja na política, no favorecimento em repartições públicas, entre polícia e bandido, e acontecem a todo momento. Revoltada com a situação, a sociedade organizada declara guerra aos atos e comportamentos duvidosos, mobilizando-se para lutar contra a corrupção.
A campanha contra corrupção foi iniciada pelo Ministério Público Estadual e outras instituições com o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”, e, agora, recebe apoio das lojas maçônicas. No último dia 15, na Marcha Contra a Corrupção, em Florianópolis, a Maçonaria, que até então mantinha discrição quanto às causas que apoiava, manifestou-se contrária à corrupção, assumindo publicamente essa posição.
Em Curitibanos, quatro lojas maçônicas, através de folders, faixas e outdoors, buscam conscientizar a população de que a situação tem de mudar e que a resposta pode vir das urnas nas próximas eleições. De acordo com venerável mestre da Loja Estrela do Planalto número 14 do Grande Oriente de Santa Catarina (Gosc) Antônio Sérgio da Costa, slogans com sete frases serão enfatizadas durante a campanha: “Corrupção e impunidade, tô fora”; “Diga não à corrupção”; “Pela dignidade, chega de impunidade”; “Saúde, segurança e educação, chega de corrupção”; “Ficha limpa, já”; “Você aí parado está sendo roubado”; e “Corrupção, quem paga a conta é você”. “Não é que estamos saindo do anonimato, até porque não somos secretos, apenas discretos. A ordem é a favor do bem comum, da lei da ficha limpa e de que escolhamos cidadãos honestos para governar nosso país”, explica Serginho.
Ele salienta que as atividades da Maçonaria não costumam ser divulgadas, mas, agora, trata-se de uma moção geral, que envolveu as três potências maçônicas do Estado – Grande Oriente de Santa Catarina (Gosc), Grande Oriente do Brasil de Santa Catarina (Gob-SC) e Grande Loja de Santa Catarina (GLSC) – na tentativa de mobilizar a população contra a corrupção e a impunidade. “Incentivamos que as pessoas busquem saber quem estão colocando no poder, averiguando a índole da pessoa para a qual darão o voto”, conclui.
Conforme o venerável mestre da Loja Cinzel número 89 da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC) Valdinor João Ciotta, o fato de não concordar com a situação atual levou a instituição a aderir à campanha. “A situação precisa de um basta. Como está difícil de resolver a corrupção nas urnas, queremos conscientizar a população para que haja uma mudança imediata ou que a situação, pelo menos, diminua”, frisa.
O venerável mestre da Loja Terceiro Milênio número 50 do Grande Oriente de Santa Catarina (Gosc) Flademir Barp esclarece que a participação da Maçonaria na campanha contra corrupção objetiva fazer com que a população fique mais atenta à situação que acontece no país e selecione melhor as pessoas para os cargos de governo. “Cada pessoa que conseguirmos conscientizar poderá ajudar a evitar que mais pessoas corruptas permaneçam no poder. Também queremos que os bons políticos manifestem-se”, ressalta.
De acordo com o venerável mestre da Loja Luz Templária número 99 do Grande Oriente de Santa Catarina (Gosc) Carlos Didoné, o que está levando a Maçonaria a se mobilizar contra a corrupção é a preocupante naturalidade com que o problema está sendo encarado atualmente. Ele enfatiza que deve ser dado um basta na situação e que não se pode mais aceitar passivamente o mau exemplo que está sendo disseminado impunemente no país. “Chega de tolerância. Nossos jovens não podem acostumar-se a isso, que não é normal e muito menos aceitável. Buscamos mais responsabilidade e moralidade com a coisa pública, ética nas relações pessoais, bons exemplos não só para com os nossos filhos, mas em prol de toda a humanidade. Sonhamos com um País que, se ainda não é perfeito, pode e deve ser mais justo”, conclui.

Seminário discute impacto da ampliação do Simples Nacional

Mais de 67 mil empresas do Rio Grande do Norte serão beneficiadas com a ampliação dos tetos do Simples Nacional, o sistema simplificado de arrecadação de tributos. Pelas novas regras que passam a vigorar em 2012, empresas que têm faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões poderão fazer parte do SuperSimples, sendo o limite de R$ 360 mil para microempresas e R$ 60 mil para empreendedores individuais.

Antes, os valores eram de R$ 2,4 milhões para pequena empresa, R$ 240 mil para micro e R$ 36 mil para EI. Os valores máximos foram estabelecidos no país pela lei complementar 139/11, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.
Para disseminar as mudanças entre os profissionais do setor de contabilidade do Rio Grande do Norte, o Sebrae-RN, em parceria com a Receita Federal, realiza o IV Seminário Regional do Simples Nacional no dia 30. É a primeira vez que o evento acontece no Estado. O seminário ocorrerá no auditório do Escritório Regional do Oeste, às 8h. A inscrição pode ser feita pelo telefone 0800-570-0800.
O seminário terá palestras abordando os principais temas relativos ao Simples Nacional. Histórico, fundamentos legais e estrutura normativa, a certificação digital e ainda a habilitação aos aplicativos e controle de acessos, cálculo do valor devido e PGDAS, arrecadação e distribuição de recursos e fiscalização serão temas das apresentações.
Entre os palestrantes estão o auditor fiscal do Tesouro Estadual - Secretaria Estadual de Tributação - Saulo Rocha e o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil Antônio Augusto Lopes, tratando do tema. O Seminário Regional do Simples Nacional é um evento de cunho nacional e ocorre em todas as regiões do país.

Presença da polícia já apresenta primeiros resultados positivos em Caraúbas

O Capitão PM Carvalho, com apoio das duas viaturas do Choque de Natal que chegaram nesta sexta-feira (25), já começaram a mostrar serviço em Caraúbas. Prenderam cinco suspeitos de tráfico e apreenderam uma moto possivelmente roubada.

Neste sábado, dia 26, ás 15h30, os policiais receberam informações dos moradores do Bairro Leandro Bezerra que um sujeito conhecido por Rogério Raposão estava vendendo maconha na rua Ismael Siqueira Cortez, de número 1125, do referido bairro.

A ação foi rápida. Não restou tempo para fuga ou qualquer reação. Na casa, a PM prendeu Valdécio Gurgel de Melo Junior, de 19 anos, Francisco José Marques, de 24 anos, Joelson Varela Pereira, de 21 anos e Gustavo da Silva Nogueira, de 18 anos.

Com os suspeitos, os policiais encontraram 36 trouxinhas de maconha, pedras de crack e dinheiro fracionado. Os suspeitos e o material apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Apodi, já que a unidade de Caraúbas não funciona.

Já por volta das 17h, o Capitão PM Carvalho recebeu informações no celular 9680-5322, de que havia uma moto Honda, azul escuro, abandonada na comunidade de Mariana. A moto, placa MXN-5699, de Assu, foi apreendida e levada para a Delegacia de Policia.

O Capitão PM Carvalho disse que o Choque vai continuar de prontidão na cidade 24 horas por dia. A população pode ajudar denunciando através do número 9680-5322 qualquer movimentação suspeita. “A meta é garantir a tranqüilidade”, diz Carvalho.

*Cezar Alves

Eventos...

Número de infecções pelo vírus HIV caem

Relatório divulgado  pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids) revela que as novas infecções pelo vírus foram reduzidas em 21% desde 1997, enquanto as mortes relacionadas à doença caíram 21% desde 2005. Os índices, segundo o órgão, atingiram os níveis mais baixos desde os anos em que houve o pico de novas infecções (1997) e de mortes (2005) no mundo.

Dados apontam que, até o final de 2010, 34 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com a doença. No mesmo período, foram registradas 2,7 milhões de novas infecções, além de 1,8 milhão de mortes em decorrência da aids.

Estimativas do Unaids indicam que 47% dos 14,2 milhões de pessoas em condições de se submeter a tratamento antirretroviral em países de baixa e média renda tiveram acesso aos medicamentos em 2010 – um total de 6,6 milhões de pacientes e um aumento de 1,35 milhão em relação a 2009. Segundo o documento, há indícios de que o acesso ao tratamento tem representado “impacto significante” na redução das novas infecções por HIV.

Força Aérea Brasileira é suspeita de desviar 3 bilhões de reais

O Ministério Público Federal está debruçado no que pode ser um dos maiores escândalos de desvio de verbas já descobertos envolvendo a Força Aérea Brasileira. Cerca de oito mil militares que foram demitidos nos últimos dez anos continuam ativos no cadastro interno da FAB e de órgãos federais, como o Ministério do Trabalho e da Previdência.

Na enorme lista de soldados fantasmas – que corresponde a 12% do efetivo da Aeronáutica – constam até mortos, segundo documentos obtidos. Os documentos  estão sendo analisados pelo procurador da República Valtan Timbó Furtado, do 7º Ofício Criminal, de Brasília.

O rombo pode alcançar R$ 3 bilhões, valor equivalente a 70% de todo o investimento da Força Aérea previsto para 2012 e 20% do orçamento da Defesa. Na mira do procurador estão chefes de bases aéreas, comandantes do Estado-Maior da Aeronáutica e dos departamentos e diretorias de pessoal a eles subordinados.

Informada do caso em abril, a presidenta da República, Dilma Rousseff, ordenou uma devassa nas contas da Aeronáutica. Mas pediu sigilo para evitar ferir suscetibilidades

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NOSSO BLOG RECEBE VISITA DE DIVERSOS PAISES PELO MUNDO

domingo, 27 de novembro de 2011

Pau dos Ferros receberá o Maestro Arthur Moreira Lima e Fafá de Belém em Dezembro 2011

Casas lotéricas começam a receber apostas da Mega-Sena da Virada a partir desta segunda-feira


Com o final do ano, a maioria das pessoas já começa a fazer planos para 2012. E a partir de amanhã, 28, o sonho de muitos apostadores de Mossoró em se tornar milionário ficará mais próximo. É que as nove casas lotéricas no município começam a realizar as apostas da tradicional Mega-Sena da Virada.
De acordo com Francisco Aldemir de Souza, gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) em Mossoró, além das unidades das casas lotéricas, os apostadores que possuem conta bancária na Caixa podem fazer as apostas da Mega-Sena da Virada virtualmente através do Internet Banking.
As apostas para a Mega-Sena da Virada poderão ser realizadas até o dia do sorteio, que ocorrerá em 31 de dezembro. O valor da aposta mínima é o mesmo do atual preço cobrado pela Caixa, R$ 2.
Gerente regional da Caixa, Francisco Aldemir informa que o montante previsto do prêmio da Mega-Sena da Virada ainda não foi divulgado pela Caixa, mas em breve a estimativa será informada.
A expectativa dos apostadores é que o prêmio ultrapasse R$ 170 milhões. Atualmente, mais de R$ 56 milhões permanece acumulado na Caixa e integrará o prêmio da Mega-Sena da Virada. Esse montante corresponde aos 5% do total de prêmios acumulados da Mega-Sena ao longo deste ano.
A Caixa realizará o sorteio da Mega-Sena da Virada no dia 31 de dezembro e o prêmio não pode acumular. Caso nenhum apostador acerte as seis dezenas o prêmio será dividido entre os vencedores da quina e se não houver mesmo assim um ganhador, o prêmio será dividido entre os vencedores dos concursos da Dupla Sena e assim por diante. No ano passado, a Caixa pagou o maior prêmio da história das loterias na América Latina com a Mega da Virada: R$ 194,3 milhões. E o prêmio do concurso foi dividido para quatro apostadores que acertaram os seis números.

Pesquisa quer tirar medo de idoso das novas tecnologias


Compreender a interação entre pessoas da terceira idade e gadgets eletrônicos (tablets, celulares, smartphones, Ipad). Este é um dos objetivos da pesquisa "Uso das novas tecnologias por idosos no Rio Grande do Norte", realizada pelos alunos do curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação é integrada como ensino, pesquisa e extensão e faz parte do Laboratório de Experimentação em Usabilidade (Lexus).


Aposentado, o professor Eimar Marinho disse que tira as dúvidas sobre navegação na internet com os filhos e não se sente constrangido. // Ana Amaral /DN/D.A Press. Elaborada por duas alunas, sob a coordenação do professor José Guilherme Santa Rosa, a pesquisa tem como propósito investigar a relação dos idosos com aparelhos tecnológicos, especialmente celulares. Além do estudo, a equipe pretende propor novos produtos e sistemas ou mesmo o re-design de produtos que sejam mais adequados às necessidades e especificidades físicas, motoras, cognitivas e sociais do público-alvo da pesquisa.

O projeto começou a ser desenvolvido em novembro do ano passado e teve continuidade durante 2011. Uma das técnicas usadas pelas alunas foi submeter 30 idosos com idade entre 60 e 70 anos a um teste com vários ícones usados pelas empresas fabricantes de telefones celulares para representar as opções mais usadas como mensagem, foto, contato, calendário e música.

A entrevista contou também com um questionário sócio-econômico em que foi possível traçar o perfil dos participantes da pesquisa e qual a relação deles com a tecnologia. Eles responderam que usam por lazer, trabalho ou para resolver algo foram algumas das questões respondidas pelos idosos que também afirmaram se esforçar para aprender a utilizar os recursos dos aparelhos devido às vantagens que eles oferecem.

Heloísa Fernandes Ferreira, aluna do 5º período de Design, é uma das pesquisadoras do projeto. Ela disse que mais de 80% dos idosos entrevistados responderam que os aparelhos são úteis e portanto se interessem em aprender a usá-los. "Alguns disseram que até se arriscam a ler o manual de instruções, mas a grande maioria pede mesmo ajuda para amigos e familiares sem constrangimento", relatou. O grupo entrevistado é heterogêneo e engloba pessoas de todas as classes sociais.

Após a entrevista sócio-econômica, os idosos passaram pelo teste com os ícones. As pesquisadoras misturaram imagens das cinco categorias citadas anteriormente e pediram que eles separassem os símbolos que representavam mensagem, foto, calendário, música e contato. Quase 100% dos idosos conseguiram definir os ícones mensagens e calendário. "Os símbolos com associação direta foram melhor compreendidos pelos idosos, ao contrário dos interpretativos", ressalta.

A equipe da pesquisa também descobriu uma atitude interessante entre os idosos questionados. Diferente dos jovens ou pessoas mais antenadas em comunicação e novas tecnologias que trocam de celular praticamente todo ano para acompanhar as novidades digitais, as pessoas da terceira idade só compram outro aparelho quando o celular apresenta algum defeito. "Normalmente eles preferem os mais práticos e com as letras maiores", constata Heloísa.

A pesquisa diagnosticou pontos positivos e negativos apontados pelos idosos durante as entrevistas como, por exemplo, dificuldade em enviar mensagens de texto, porém muitos disseram ter deixado de usar relógio depois que optaram pelo celular por achar mais prático e discreto. Ouvir música e acessar a internet também são funções indicadas pelos idosos como complicadas.

Um dos participantes da pesquisa foi Eimar José Marinho, 65 anos. Professor aposentado da UFRN, Eimar disse que usa bem o celular, mas somente as funções mais básicas. "Apesar do meu aparelho enviar mensagens, ter acesso à internet prefiro usar o computador quando chego em casa", conta ele. As dúvidas sobre a navegação nos meios digitais, ele disse que tira com os próprios filhos e não se sente constrangido.

Protótipo

Com os resultados obtidos na pesquisa, as alunas pretendem criar um mock-up, espécie de protótipo que será levado às indústrias fabricantes de celulares para que de forma prática atendam a maioria dos públicos. "A ideia não é excluir o idoso, mas incluir. Por isso vamos sugerir programas e ícones mais fáceis para que outros tipos de públicos que também apresentem dificuldade possam usar o celular sem medo", explica Heloísa.

A equipe da pesquisa pretende refazer os testes entre os idosos com os ícones que serão modificados e utilizados no protótipo. As alunas esperam levar a criação, mesmo em 3D, ao Congresso Mundial de Ergonomia que será realizado em Recife, de 12 a 16 de fevereiro de 2012. A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos do sistema.

De acordo com o professor e coordenador da pesquisa, Guilherme Santa Rosa, com a pesquisa o grupo investiga um modelo de celular que "atenda às necessidades dos idosos e considere suas limitações, mas que também possa ser usado por crianças e adultos". A expectativa do professor é que ao longo do projeto, os 120 alunos do curso de Design sejam integrados ao estudo.

A meta do grupo é, alinhados à política da UFRN, tornar o estudoda Interação Idoso-tecnologia referência no Brasil. "Se considerarmos que, até 2012, os trabalhos oriundos desta pesquisa terão sido apresentados em congressos no Amazonas, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco podemos ter uma noção da amplitude do impacto da pesquisa na comunidade acadêmica de Design", disse o professor. Para ampliar ainda mais o estudo, o grupo pretende fazer pesquisas com profissionais das áreas de neurociências, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, sociologia e psicologia.

Curso de capacitação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nos últimos dias os dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010. Os dados da pesquisa constataram que a proporção de idosos no Brasil registrou um crescimento significativo na última década. Em 2000 o percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6% para 10,8% em 2010.

Esse aumento mostra a importância do país investir de forma urgente em serviços básicos como saúde e assistência social, por exemplo, como uma maneira de suprir as necessidades dos idosos. Embora não seja lembrado pelo poder público, o acesso às novas tecnologias deveria também fazer parte de iniciativas que visem integrar os idosos à sociedade.

De certa forma, a deficiência deixada pelos órgãos públicos tem sido suprida por entidades privadas e organizações não-governamentais. Pensando em atender a demanda reprimida, a empresária Márcia Ortiz passou a oferecer em sua clínica aulas de informática, especialmente acesso à internet. "Muitos diziam que tinham vergonha de perguntar aos amigos ou familiares e que muitas dessas pessoas não tinham paciência para ensinar os comandos necessários para que os idosos pudessem utilizar os equipamentos eletrônicos", disse.

Com o objetivo de detectar as áreas de interesse dos idosos, a equipe faz um atendimento individualizado para detectar, inclusive, os objetivos e as expectativas do participante no curso. A partir de então é elaborado o programa de atividades, levando em consideração as habilidades físicas e cognitivas de cada idoso. "Eles diziam que nos almoços de família ficam sem saber do que os filhos e netos estão falando. São muitas novidades para eles, por isso montamos um curso com três módulos: básico, intermediário e avançado", conta.

No módulo básico os idosos aprendem a enviar email, mandar mensagens para os familiares e entrar em sites do interesse deles como os de receitas culinárias e Google Earth. Cada módulo tem duração aproximada de três meses porque muitos idosos têm dificuldade em lidar com os equipamentos e vocabulário específico das novas tecnologias.

João Câmara: 25 anos de tremores

Omunicípio de João Câmara, no Agreste potiguar, vai rememorar os 25 anos dos tremores sísmicos que abalaram a população em 1986. No dia 30, data em que houve o tremor de terra mais devastador (de 5.1 graus na escala Richter), a prefeitura local vai organizar uma audiência pública e uma série de palestras. O evento começa às 9h da manhã, na sede da Câmara Municipal."Não usamos a expressão comemorar porque foi uma tragédia que se abateu no município. Por isso usamos o termo rememorar. O objetivo é mostrar à população o que foi o abalo, o que ocorreu. Queremos também preparar as pessoas para os riscos de um novo abalo, já que aqui é uma área sísmica", explica Elizângela Souto, membro da Comissão Municipal de Defesa Civil (Condec).

A grande quantidade de tremores de terra que atingiu João Câmara em 1986 foi a mais estudada atividade sísmica já observada no Brasil. O primeiro abalo foi registrado em Brasília, no dia 21 de agosto, alcançando magnitude 4.3. Nosdias 3 e 5 de setembro, foram dois tremores. Um de 4.3 e outro de 4.4 graus na escala Richter, usada internacionalmente para medir tremores e terremotos. Esses abalos provocaram danos materiais e assustaram ainda mais a população.

No dia 30 de novembro, no raiar do dia (pontualmente às 5h19min48s), o maior tremor, de 5.1 graus foi registrado, seguido de várias réplicas, inclusive com magnitude 4.0. Tanto na zona urbana quanto na rural, grande parte da população abandonou o município. Os tremores destruíram ou danificaram 4 mil casas, 500 delas foram reconstruídas adotando normas anti-sísmicas, desenvolvidas pelo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. O Presidente da República e vários outros ministros visitaram a área atingida. A imprensa nacional também acompanhou os fatos, inclusive montando acampamentos na cidade.

Evento

O evento deve reunir vereadores e prefeitos da região do Mato Grande, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas, a coordenação estadual de Defesa Civil,Cruz Vermelha, Petrobras, Departamento Nacional de Produção Mineral, entre outras instituições. Um dos palestrantes é o Monsenhor Luiz Lucena Dias, padre da cidade na época do abalo, e ainda hoje o pároco local. O professor do Departamento de Sismologia da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, é um dos convidados para dar uma palestra.

Para a população mais jovem, que não vivenciou os "terremotos de João Câmara", como ficaram conhecidas as intensas atividades sísmicas no município, haverá slides com exposição de fotos e reportagens da época. "Também estamos montando um histórico de fotos", acrescenta Elizângela Souto, uma das organizadoras do evento.

Confira algumas dicas importantes antes de fazer o vestibular da UFRN

De Lamonier Araújo especial para a redação do Diário de Natal
O Vestibular 2012 da Universidade de federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será realizado nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, nas cidade de Natal, Mossoró, currais Novos, Caicó e Santa Cruz. Ao todo, mais de 30 mil candidatos concorrem as 6.209 vagas oferecidas pela Instituição. Antes de realizar as provas é importante o estudante ficar atento algumas orientações:

1.Prédio do concurso - Antes de realizar a prova, o indicado é que o candidato chegue com um a hora de antecedência para evitar que se atrase ou perca a prova. Confira o endereço correto do seu local de prova, acessando aqui!

2.Obras literárias -  Para o vestibular 2012 da UFRN foram divulgados cinco obras que devem ser lidas e interpretada com atenção. Para evitar surpresas quando for realizar a prova, o candidato pode pesquisar outras fontes de informação com livros, site e professores de português.
Os livros são: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís da Câmara Cascudo; A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade; MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis; O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna e NEGRINHA - Monteiro Lobato.

3. Alimentação - Antes de realizar a prova, o indicado é o candidato comer alimentos leves para evitar mau estar, uma vez que alimentos mais gordurosos demoram para ser digeridos. Em relação as bebidas, o indicado é beber bastante liquido para evitar a desidratação.

4. Documentação - O candidato deve levar um documento de identificação com foto (o mesmo utilizado no ato de inscrição), caso o candidato tenha perdido,  deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias.

Tarifa aérea acumula queda de 17,7% de janeiro a agosto, diz Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta sexta-feira (25) relatório que aponta que, de janeiro a agosto de 2011, houve redução acumulada de 17,7% no valor médio da tarifa paga por passageiros para voar dentro do país.
De acordo com o relatório, em agosto deste ano a tarifa média era de R$ 244,74, valor 7,7% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado (R$ 265,24).

Para os agentes de viagem de SP, o RN é o melhor Estado turístico

praia de pipa - RN

Os agentes de viagem que participaram da 34ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo (Aviestur), realizado em abril deste ano, elegeram o Rio Grande do Norte como o vencedor da categoria de melhor destino como estado Brasileiro e a cidade de Natal como melhor destino cidade Brasileira.

Promovida pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo (Aviesp), a feira é uma das mais importantes do setor e reuniu 3.538 profissionais, entre visitantes e expositores, dos quais 2.825 agentes de viagens que representaram 1.123 agências, das 295 cidades participantes.

"Este prêmio é muito importante, pois dá destaque nacional aos produtos turísticos potiguares além de reconhecer que o trabalho realizado pelo Governo do RN e todo o trade do turismo está no caminho certo. Este público que nos elegeu é especial, pois são eles os maiores emissores de turistas para o nosso Estado", afirmou o secretário de turismo do RN, Ramzi Elali.

A entrega da premiação do TOP DE QUALIDADE em Turismo de 2011 será realizada dia 28, em Campinas/SP, e será recebida pelo vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa de Albuquerque

Escritor pau-ferrense, Edivan Silva, consolida seu nome no cenário nacional


Entre dezenas de palestrantes no Brasil o escritor Edivan Silva mais uma vez consolida seu nome no cenário nacional e irá integrar o elenco de co-autores da obra: “A arte de se tornar um profissional cobiçado por todas as empresas”, da editora Interagir.

O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2012 e o livro abordará artigos com dicas valiosas para impulsionar as carreiras em tempos de cenários tão concorridos! Além do autor potiguar a obra contará com artigos de Sergio Dal Sasso, Rudson Borges, Luciana Sessa, Valmir Fiel, entre outros.

Edivan Silvaé Professor, Palestrante e Conferencista. Formado em Economia pela UERN e Marketing pela FACEX/RN. Consultor e pesquisador do comportamento humano.

Suas palestras abordam temas como: Motivação, Atitude, Empreendedorismo, Atendimento, Marketing, Liderança, Vendas e Comércio Varejista. Também escreve em vários jornais e sites, além de colaborador de revistas especializadas. É palestrante aprovado com selo wec de qualidade.

26 de Novembro Presidenta Dilma Rousseff assina concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo

Considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, legado da Copa 2014 e o novo pilar da logística do Nordeste, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (imagem) terá a concessão assinada nessa segunda-feira (28) pela presidenta de República, Dilma Rousseff, que vem ao estado para o compromisso. Inclusive, o avião presidencial vai pousar na pista do novo aeroporto.

Um dos legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para o Rio Grande do Norte, pois há o compromisso do consórcio Inframérica de concluir a obra até o mundial de futebol, o Aeroporto de SGA está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina, graças, entre outras razões, à sua localização privilegiada junto aos grandes centros comerciais mundiais. “Por isso, o Governo do Rio Grande do Norte tem a imensa satisfação de participar ativamente da construção dessa importante obra de infraestrutura para o Brasil e para o mundo”, disse Rosalba Ciarlini, governadora do estado do Rio Grande do Norte

A posição estratégica do Rio Grande do Norte, que o deixa mais próximo de outros continentes, é um dos fatores importantes para consolidar o RN no setor aeroportuário. Além de atender a demanda do trade turístico, o aeroporto de São Gonçalo se constituirá em elo entre o estado e os investidores da economia local, regional e nacional.

sábado, 26 de novembro de 2011

Júri absolve acusado de matar vereador em Alexandria

Depois de duas transferências de comarca e 11 anos de espera, o processo sobre a morte do vereador Sebastião Jácome de Oliveira, "Jogo de Tião", de Alexandria, foi julgado. O vereador foi executado a tiros no dia 20 de janeiro de 2000, em Alexandria. O principal acusado do crime era José Delano Diógenes, apontado pelas Polícias do Rio Grande do Norte e Ceará como pistoleiro com atuação no Vale do Jaguaribe. Ontem, José Delano foi absolvido pelos jurados, durante o Tribunal do Júri Popular, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins. "Delaninho" é considerado foragido e não esteve presente ao júri.
O promotor de justiça Armando Lúcio Ribeiro - responsável pela acusação - denunciou José Delano por homicídio qualificado e defendeu a condenação do acusado. Para ele, havia provas suficientes nos autos que mostravam o envolvimento do acusado com a morte do então vereador. Mas a defesa do acusado, sob a responsabilidade dos advogados Paulo Lopo Saraiva e Gessiney Nobre da Fonseca, argumentou que desde o início da investigação nenhum elemento apresentado nos autos provava a participação de José Delano na morte de "Jogo" em Alexandria.
Na denúncia do Ministério Público consta que Delano e mais três pessoas teriam sido responsáveis pela execução. José Delano já responde a processos criminais em cidades do Rio Grande do Norte e Ceará e é apontado pela Polícia como integrante de uma quadrilha de assaltantes e pistoleiros.
"Esse rapaz (Delano) quer uma oportunidade para voltar à vida normal. Ele é inocente nesse caso. Criaram essa imagem do homem violento, mas isso não existe", disse Paulo Lopo Saraiva.
Muitos familiares do acusado vieram a Mossoró para assistir ao julgamento, assim como estudantes do curso de Direito. No fim, os jurados decidiram absolver José Delano. O resultado foi comemorado pelos familiares do acusado.

O CASO
Sebastião Jácome de Oliveira, "Jogo", é pai de Jarbas Jácome de Oliveira, "Jarbas de Jogo", acusado de vários homicídios no Rio Grande do Norte e em outros Estados. Após ter a prisão preventiva decretada em 1997, ele foi preso no presídio de Pau dos Ferros, mas conseguiu fugir logo em seguida, matando durante a fuga o empresário Zeferino Vilaça. A Polícia afirma que, antes de fugir do RN, ele participou de vários assaltos com integrantes da quadrilha dos "Carneiros".
Depois de fugir do RN, o homicida teria ido para a Bahia, onde teria matado uma mulher grávida, e depois seguido para São Paulo, onde também teria assassinado um policial civil.
No Rio Grande do Norte, ele ainda é suspeito de envolvimento com as mortes de Isa Maria Barreto Vilar de Melo, Idalécio Pereira da Silva, Antônio Honorato de Souza e Raimundo Roberto Montes.
Em setembro, Jarbas foi preso pela Polícia da Paraíba, durante a Operação Laços de Sangue, que colocou na cadeia acusados de envolvimento com mais de 90 execuções ocorridas em cidades do Rio Grande do Norte e Paraíba, todas motivadas por briga de famílias.


FONTE:http:www.defato.com/popular.php

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Filho do Prefeito de Bom Sucesso/PB foge do CDP de Alexandria/RN

O detento provisório Humberto Patrick de Oliveira, que é filho do prefeito da cidade paraibana Bom Sucesso, preso por furto desde Outubro, fugiu na madrugada de hoje(25) do CDP de Alexandria/RN, mesmo prédio onde funciona a 8ª Delegacia Regional de Polícia civil, depois de abrir um buraco em uma das paredes, com ele na cela havia mais cinco detentos que permaneceram na cela.

De acordo com os detentos há vários dias ele vinha planejando a fuga.

A direção do CDP solicitou uma equipe do ITEP/RN a cela danificada.

FONTE:  Nosso Paraná RN com inf. e foto fjnobre

TJRN faz parcerias com universidades para Semana Nacional de Conciliação


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) firmou parceria com universidades e faculdades do Estado para a Semana Nacional de Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceira com os tribunais de todo o país, que acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro deste ano. Para isso, as entidades encaminharão alunos dos cursos de direto, psicologia, contabilidade e assistência social para ajudar durante e depois do evento.

Os universitários de contabilidade atuarão nas varas cíveis. Eles vão atualizar processos antigos que precisam ser recalculados e posteriormente enviados aos juízes que farão a conciliação. Já os  alunos de psicologia e assistência social atuarão nas  varas de família com o intuito de conversar com os casais e tentar um acordo prévio. Os estudantes de direito trabalharão durante as audiências para auxiliarem os juízes. Para isso, eles serão capacitados pelo Programa Desenvolver que dará treinamento sobre audiências, processos jurídicos e sistema de informática dos tribunais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Programas e Projetos do TJRN, Maria Zeneide Bezerra, cerca de duas mil audiências serão realizadas nesse período, que envolverão as varas de Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e Juizados Especiais.  As entidades participantes são: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UNP), Faculdade de Natal (FAL), Universidade Estadual do Rio grande do Norte (UERN), entre outras.

De acordo com a coordenadora da semana de conciliação do TJRN, a juíza Sulamita Pacheco, o tribunal firmou também acordos com grandes empresas financeiras e de telefonia para a Semana. Algumas delas são: o Banco do Brasil, a Claro e o banco HSBC. As empresas concordaram em procurar seus clientes e propor acordos antes mesmo do evento. Elas enviarão processos passiveis de acordos e com propostas já firmadas entre as partes. “Essa medida ajudará os trabalhos dos juízes e criará uma cultura de conciliação contínua dentro das grandes organizações”, explica a juíza.

“As parcerias são importantes, pois aproximarão ainda mais a justiça da população. O apoio das empresas e das universidades ajudarão muito durante as audiências, pois o TJRN não possui um quadro amplo de servidores. A idéia de todo o trabalho é mostrar que queremos resolver os problemas e não apenas julgar processos”, finaliza a juíza.

TJRN cancela decisão do prefeito de Alexandria/RN


O desembargador João Batista Rodrigues Rebouças, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, atendeu pedido do promotor de Justiça Sidharta John e suspendeu o decreto do prefeito Alberto Patrício que cancelava o Concurso Público realizado pela Prefeitura de Alexandria no início de 2010 com a justificativa que o concurso foi fraudado.
Alberto Patrício tem razão quando afirma que o concurso público foi fraudado. Previa contratação para 47 cargos. Foi realizado pela empresa Assessoria e Informática LTDA (MULTI-SAI), com sede em Currais Novos. Numa investigação, o Ministério Público Estadual conseguiu ordem judicial para entrar na sede da empresa e apreender documentos.
Entre os documentos apreendidos, o Ministério Público Estadual conseguiu provas de que 113 pessoas ligadas ao prefeito, secretário, amigos, vereadores de Alexandria haviam tirado notas baixas, mas que a empresa Multi Sai havia modificado os resultados dos gabaritos para estas pessoas serem aprovadas. Todas foram identificadas pelo promotor Sidharta John.
Com base nos documentos, o promotor de Justiça abriu processo contra cada um dos aprovados a parti de fraude e recomendou que o prefeito Alberto Patrício adotasse providências quanto aos fraudadores e que não cancelasse o concurso por completo. O prefeito Alberto Patrício, com parecer de seu assessor jurídico, cancelou tudo.
O promotor de Justiça recorreu da decisão do prefeito ao Tribunal de Justiça do Estado, justificando que cancelando o concurso geraria um prejuízo muito grande ao Município, além de muitos processos movidos pelas pessoas aprovadas legalmente no concurso. O desembargador João Batista Rodrigues Rebouças atendeu ao pedido do promotor.
Determinou na mesma decisão que, querendo, o prefeito pode apresentar contra razões no processo. O promotor Sidharta John disse que agora o caso será julgado no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado, enquanto que o prefeito Alberto Patrício poderá contratar os candidatos que foram realmente aprovados no concurso.

Disque-denúncia do RN ganhará nova estrutura e mudará de número

Em breve, os norte-rio-grandenses interessados em fazer denúncias anônimas de crimes como tráfico de drogas, abusos de autoridade policial, assaltos a residências roubo de cargas e homicídios deverão discar 181 no terminal telefônico. Esta é apenas uma das mudanças que serão feitas até fevereiro pelo Disque-Denúncia no Rio Grande do Norte, a central telefônica da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), que garante sigilo absoluto e anonimato às investigações. Atualmente os agentes atendem pelo 0800-084-2999. Além da mudança de número, o órgão quer se reestruturar, otimizar o programa de computador que registra as ocorrências e mudar de prédio.

Atualmente o Disque-Denúncia conta com uma central que funciona num prédio comercial do bairro de Candelária. É inadequado. O contrato de locação termina em dezembro e o Governo do Estado não vai renová-lo. Pretende instalar o serviço num prédio próprio no centro da cidade, a antiga sede do Instituto de Previdência(IPE). O subsecretário de segurança pública do Estado, Airton Ferraz, comenta que o prédio não é o ideal. "No novo prédio ficará instalada a parte administrativa, o centro de inteligência e também o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A Sesed e seus anexos também vão mudar para lá", disse. "Vamos adequar a estrutura do órgão para melhorar seu funcionamento".

O Disque-Denúncia conta com sete policiais, civis e militares, que se revezam durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Um coordenador e a manutenção de informática completam o quadro de pessoal. "Precisamos melhorar a qualidade do nosso trabalho, ter melhores condições técnicas e organizar o funcionamento. Da forma como está nós damos conta, mas podemos melhorar", afirmou o coordenador do centro de inteligência, que prefere não se identificar pela natureza sigilosa de sua ocupação.

O órgão recebe denúncias de todo o Estado, inclusive da região de Mossoró, que tem um Disque Denúncia próprio. "As demandas chegam para a gente,registramos e, de acordo com a urgência de cada caso, encaminhamos às delegacias especializadas ou as delegacias do interior, ou para a Polícia Militar, no caso de ocorrências que estejam acontecendo no momento da ligação".

Criado em 1995, o software usado no setor é de 2006. "A ideia é facilitar o trâmite das denúncias feitas pelas pessoas nas ruas. Ao invés de receber a denúncia, imprimir e enviar às delegacias, o ideal é que tudo seja informatizado". A implantação não vai gerar despesas ao governo. O novo programa será fornecido pela Polícia Civil do Distrito Federal, que disponibiliza o software para todo o país. Além de mudar de prédio, atualizar o software e instalar a central em cabines de atendimento, o Disque-Denúncia também precisa de mais recursos humanos. "Queremos oferecer capacitação para nossos agentes".

Tráfico de drogas

Cerca de 90% das denúncias que chegam ao setor são de tráfico de drogas. Os dados estatísticos do Disque-Denúncia, assim como os do Ciosp servem para que a polícia organize ações integradas e monte operações com bandados de busca e apreensão e de prisão. "O que nos prejudicam são os trotes". O coordenador avalia como bom o grau de eficiência das denúncias, que resultam em prisões e posterior processos judiciais.

"Aeroporto" de Pau dos Ferros vai receber investimentos do Governo Federal


Os aeroportos e aeródromos, localizados no do Rio Grande do Norte, receberão investimentos para serem reestruturados. A garantia foi dada pelo ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, à governadora Rosalba Ciarlini, durante reunião em Brasília, nesta quinta-feira (24).

Já para Pau dos Ferros, Currais Novos e Assu, os aeródromos devem receber investimentos estruturais. Já em Caicó, o aeroporto precisa receber, além da reforma, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voltar a registrar pousos e decolagens.

O maior investimento acontecerá no aeroporto de Mossoró, baseado em um estudo de adequação de aeroportos regionais desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR), em 2011, por solicitação do Ministério do Turismo.

A obra é estimada em R$ 15 milhões e vai contemplar a ampliação do terminal de passageiros, que passará a receber mais de 400 mil pessoas/ano; revitalização do pavimento do pátio de aeronaves; implementação do módulo de combate a incêndio e aquisição de raio-x de segurança para verificação de bagagens.

Na próxima terça-feira (29), a governadora, Rosalba Ciarlini, deve voltar à Secretaria acompanhada pela secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, para apresentar ao ministro, Wagner Bittencourt, detalhes dos projetos e, assim, viabilizar o convênio para liberação dos recursos em 2012.

Procon emite alerta sobre cuidados nas compras de Natal feitas pela internet



Apenas para este natal, o comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,6 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 20% em comparação a 2010. A expectativa é da e-bit, empresa especializada em informações sobre o setor de e-commerce, como é chamado o comércio eletrônico. Segundo a empresa, o número de pedidos também será maior este ano em comparação ao ano passado, com crescimento estimado de 25%. Com o crescimento no número de pedidos, os órgãos de defesa do consumidor estimam que também deva aumentar o número de queixas contra as lojas virtuais.

Entre as principais reclamações, de acordo com o site ReclameAQUI, estão o atraso na entrega, entrega de produto com defeito, dificuldade de contato com a empresa, cobrança indevida e mau atendimento no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Segundo ela, o consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período de Natal, em que o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. “Primeiro, o consumidor deve observar se se trata de um site seguro, com uma chave de segurança normalmente representada por um cadeado no pé do site. E tentar evitar comprar em sites que tenham domínio fora do país, sem o ponto com ponto br [.com.br]”, disse.

Segundo ela, é preciso também observar as condições da oferta, o período da entrega e as condições de devolução. “Se o consumidor não tiver mais interesse porque passou o prazo ou porque não interessa usufruir daquele produto ou serviço após aquela data, ele pode rescindir o contrato e a restituição paga será devolvida, inclusive com atualização monetária”, explicou.

No começo do mês, a Fundação Procon-SP pediu a suspensão das atividades de três lojas virtuais, todas pertencentes à B2W Companhia Global do Varejo – Americanas.com, Shoptime e Submarino. A motivação do Procon para o pedido de suspensão foi o fato de as empresas reincidirem na prática de não entregar os produtos aos consumidores. Segundo o órgão, a B2W teve um aumento de 146% no número de reclamações feitas por consumidores ao Procon, passando de 1,47 mil queixas, no segundo semestre de 2010, para 3,63 mil, no primeiro semestre deste ano

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1ª CARNEIRADA DA LOJA MAÇONICA AMANCIO DANTAS

Ministro da Fazenda afirma que Economia brasileira voltará a crescer a partir deste mês



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (23) que economia brasileira deve voltar a crescer a partir de novembro. Segundo ele, apesar do patamar de desaquecimento previsto para o terceiro trimestre do ano, o país deve encerrar 2011 e iniciar 2012 em ascensão.

"Até outubro, foi mais ou menos mal. Mas, a partir de novembro, já temos indicadores que mostram que a economia está se aquecendo. A tendência é que a economia esteja tomando um novo impulso de crescimento e novembro e dezembro sejam meses de maior crescimento. A economia vai entrar em 2012 com uma aceleração”, disse o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Mantega ressaltou que a economia brasileira está cada vez mais sólida e protegida contra eventuais impactos da crise europeia. Isso porque, segundo ele, apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são oriundos das exportações e o mercado interno permanece aquecido.

O ministro disse ainda que o mundo está assistindo a um agravamento da crise dos países ricos e que há falta de "maturidade política" dos dirigentes europeus e norte-americanos para superar os problemas. Segundo ele, a atual turbulência na economia enfrentada pelos países ricos é uma continuação da crise de 2008, que não foi totalmente superada.

OAB destaca apenas três cursos de Direito em universidades do RN, UNP ficou fora



O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, anunciou nesta quarta-feira durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados a edição do Selo OAB de 2011, com a indicação dos cursos de Direito avaliados pelo Conselho Federal da OAB como os de melhor qualidade do País, Estado por Estado.

Num universo de 1.210 cursos existentes no Brasil atualmente, apenas 90 cursos, ou 7,4%, acabaram sendo recomendados pelo Selo OAB como cursos de destacada qualidade, dentro de critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade para sua elaboração. No Rio Grande do Norte, a OAB reconheceu apenas os cursos da UFRN, UERN-Mossoró e FARN.

Segundo o Diário de Natal, do total de cursos de Direito do país, 791 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos Exame de Ordem unificados, sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame.

Em seguida, para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial - integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos Exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

RN é o Estado que cortou mais verbas com segurança pública no Nordeste

Os gastos com segurança pública na região Nordeste do País apresentaram variações positivas em 2010, com exceção do Estado do Rio Grande do Norte (-7,98%), em relação aos resultados apontados em 2009. Os dados constam na “5ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, apresentada hoje em Brasília pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública, durante a “2ª Conferência do Desenvolvimento (Code)” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Dentre os Estados da região, Sergipe teve o maior aumento global (48,36%) nos gastos com segurança pública em 2010 ante 2009, atingindo R$ 705,34 milhões. Já os demais entes federativos da região apresentaram os seguintes resultados: Pernambuco (16,65%, chegando a R$ 1,59 bilhão), Maranhão (15,63%, atingindo R$ 784,93 milhões), Piauí (10,20%, totalizando R$ 292 milhões), Ceará (7,88%, chegando a R$ 957,91 milhões), Alagoas (3,56%,batendo em R$ 744,11 milhões), Paraíba (2,51%, atingindo R$ 576,64 milhões) e Bahia (0,48%, chegando a R$ 1,96 bilhão). Para efeito de comparação, a União aumentou em 4,39% o investimento em segurança pública, enquanto o total gasto pelo País no ano passado chegou a R$ 47,5 bilhões, uma alta de 4,4%.

Para aperfeiçoar o Anuário, principal fonte de informação sobre a segurança pública no Brasil, a ONG estabeleceu um termo de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para o diagnóstico dos sistemas de informações criminais existentes no País. O levantamento, realizado a partir do cruzamento e da consolidação das informações financeiras da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, e de dados de violência reunidos na base da Senasp, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de secretarias estaduais de Segurança Pública, apresenta mudanças importantes em relação aos anos anteriores.

Na análise da subfunção “Policiamento” na região Nordeste, o Estado que teve o maior aumento de verba para segmento no período foi a Bahia, com alta de 91,15%, aplicando R$ 191,87 milhões, seguido por Sergipe, com aumento de 37,25%, atingindo R$ 382,73 milhões, Pernambuco, com elevação de 17,52%, chegando a R$ 1,06 bilhão. Em outra ponta, reduziram os gastos nesta subfunção a Paraíba, com queda de 41,47%, chegando a R$ 4,13 milhões, Maranhão, com recuo de 28,04%, chegando a R$ 108,67 milhões

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JANTAR NA MAÇONARIA DIA 22.11.2011 com os Irmãos da Calixto Nóbrega de Sousa (PB).